Sobre o Fórum Nacional
O Fórum é uma iniciativa idealizada por Sidnésio Moura, referência nacional no Turismo Religioso, com o apoio de parceiros institucionais, acadêmicos e do trade turístico. E organizado pelo Instituto Caminho dos Santos Mártires promovido pela M S Consultoria e Eventos.
O Fórum Nacional de Turismo Religioso é uma iniciativa idealizada e gerenciada pela detentora oficial da marca, responsável pela sua concepção, identidade e desenvolvimento de conteúdo.
A cada edição, o evento se torna itinerante, sendo acolhido por um destino anfitrião que, por meio de cessão oficial da sede, assume as despesas locais de estrutura, apoio logístico e organização territorial.
Os destinos acolhedores são selecionados com base em sua relevância, capacidade de mobilização e interesse estratégico para o fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil.
Desta forma, o Fórum segue com sua governança técnica centralizada, mantendo a sua linha de conteúdo, modelo de gestão e credibilidade nacional, enquanto oferece a cada cidade-sede a oportunidade de promover sua fé, cultura e hospitalidade ao público especializado e à sociedade em geral.





O principal evento técnico, científico e de mercado dedicado ao Turismo Religioso no Brasil.
Missão
Promover o diálogo, a capacitação e a integração entre os diferentes atores do Turismo Religioso no Brasil, incentivando o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da fé, a valorização da cultura local e a geração de oportunidades socioeconômicas através de um turismo com propósito evangelizador.
Visão
Ser reconhecido nacionalmente como o principal espaço técnico, científico e de articulação para o fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil, contribuindo para que o país seja uma referência internacional em experiências de fé, acolhimento e desenvolvimento territorial por meio do turismo.
















Valores
Fé e Espiritualidade
O Fórum reconhece a dimensão sagrada do turismo religioso e valoriza o respeito à diversidade de expressões de fé.
Compromisso com a verdade, com a responsabilidade social e com a comunicação aberta entre os participantes e instituições parceiras.
Promoção de práticas que respeitem o meio ambiente, a cultura e as comunidades locais.
Ética e Transparência
Sustentabilidade
Acolhimento e Hospitalidade
Valorização do bem-receber como expressão de cuidado com o peregrino e com o turista de fé.
Estímulo ao uso de tecnologias e estratégias criativas para melhorar a experiência dos visitantes e o desenvolvimento dos destinos religiosos.
Incentivo à pesquisa, à capacitação e à disseminação de boas práticas no setor.
Inovação e Conectividade
Formação e Conhecimento
Articulação e Parcerias
Valorização da união entre poder público, iniciativa privada, academia, Igreja e comunidade para fortalecer o segmento.